quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ainda sobre comida

Ontem, nos meus desvaneios, enquanto comia uns bolinhos de chocolate, bem bons por sinal, lembrei-me de um bolo que comia quando era mais nova. Era rectangular, todo de chocolate e bem fofinho.
Na mercearia do meu prédio, onde entrava todos os dias para pedinchar aquilo ou outro doce qualquer, estava logo à entrada, nas prateleiras do lado esquerdo e ao lado dos Bollycaos. Trazia cromos ou coisas do género, sempre com o papel que os protegia muito limpinho com o chocolate que os envolvia. Lembro-me perfeitamente, como se fosse hoje.
Ai, ai, o poder do paladar. Aos anos que não me lembrava de comer isto. Pior, nem sequer me passava pela cabeça que o bolo alguma vez existiu. Mas agora, agora que me veio à memória aquele sabor...
Se sabem do que estou a falar é bom e podem dizer-me se ainda se vende e o nome. Se não sabem, é bom na mesma porque também não sabem o que perderam. E lá nisso, boca que não deixa de comer, estômago que não se sente. É o que eu digo, quando a vontade é fraca, a melhor maneira de resistir é mesmo não provar.
Tudo isto só para não falar do sismo que me estremeceu durante a madrugada de hoje. Não percebi se não mexi um dedinho do pé por me estar a saber bem o embalo ou se por pensar que ainda estava a dormir e era mais um sonho daqueles loucos que tenho.