sábado, 25 de abril de 2009

Por vezes temos de ceder

Sou teimosa, de ideias fixas e gosto bastante de fazer as coisas à minha maneira (a não ser que não tenha interesse ou não esteja para me chatear, aí deixo as outras pessoas serem felizes por pensarem que mandam). Mas depois tenho sentimentos, uma coisa chamada consciência (às vezes não dá jeito nenhum) e um coração mole com quem gosto, acabando por ceder.

Não tenho espírito académico, não me identifico com o traje, as praxes e algumas tradições e pessoas, acho até um bocado parolo. Não quero ferir susceptibilidades nem desanimar ninguém. É apenas a minha opinião, baseada em experiências, vivências e no que observo, não deixa de ser só um caso, o meu. Um dia explico. Há quem concorde. Há quem não perceba e me ache parva. É a vidinha.

Quando terminar a licenciatura vai ser um objectivo alcançado, não pelo diploma ou pelo estatuto (não sei quanto vale ou se vale alguma coisa na sociedade de hoje), mas porque significa que consegui. Fui capaz de ultrapassar obstáculos e enfrentar contratempos. Custou. Muito. Bastante mesmo. Foi difícil e sofrido. Mas estou prestes a sentir-me realizada. Não deixa de ser uma vitória.

Estou feliz por estar a terminar, mas não tenho vontade de festejar. Basta-me saber que o fim está próximo e perceber o quão sou forte.

Decidi não fazer bênção das fitas, até há uns dias atrás…

Quando dei a notícia cá em casa, a mãe ficou triste. Custou-me ver o ar que fez. Ela sabe a angústia que a faculdade me faz. No entanto, é um sonho tornado realidade e sei que gostava de o poder partilhar.

Tentei arranjar uma solução. Foi bonito ver os olhos dela brilharem quando lhe contei a minha ideia: “Dou as fitas por perceber o teu lado, mas não vou à bênção por não querer ser hipócrita, não me diz nada.”

E assim vai ser. Vamos fazer à nossa maneira. Vou dar as fitas às pessoas que estiveram presentes no meu percurso escolar e pessoal, que foram (são) importantes e me marcaram e ajudaram. E não vai haver bênção, pelo menos aquela onde todos estarão.

Vou guardar apenas o lado bom destes quatro anos com algumas memórias, incentivos e felicitações de quem sei serem realmente sentidos.

1 amoras:

alma-em-4-corpos disse...

e a mãe merece todas a cedências, não merece?
és linda amori :D