quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mais manhãs como esta e tenho um colapso

Poucas horas dormidas e uma camada de nervos em cima, justificam a grande dor de cabeça com que estou.

Acordar antes das 7 horas com a minha mãe aos berros "Chamem os bombeiros... Há fogo... Está uma casa a arder..." não é o despertador desejado, nem a hora mais adequada na última semana de férias. Verdade seja dita, resulta porque cá em casa tudo se pôs logo a pé.

Rapidamente todos os vizinhos se aperceberam, os gritos de desespero começaram e as conversas de janela para janela se cruzaram. Estava uma oficina de pneus a arder, bem coladinha a prédios e casas habitadas.

Durante uns instantes tive uma visão privilegiada. Do alto do meu 3º andar (que não serve só para me obrigar a mexer a bunda) consegui ver o que se passou. Pessoas com mangueiras, rostos preocupados e curiosos, labaredas, fumo por todo o lado, bombeiros a chegar... até as chamas atingirem um tamanho respeitável, a fachada de um prédio começar a arder também e se tornar complicado aguentar o calor.

A área envolvente foi evacuada, as ruas cortadas. Estavam habitações em perigo.

A minha alegre casinha era uma delas, só tive tempo de me vestir, agarrar no telemóvel, saber da família e zuca para a rua!

O resto, que preferia não ter assistido, foi visto de lá. Os bombeiros, os polícias e todos os que vêm nestas situações até que eram engraçados, mas não superavam a tenção sentida. Os meus olhos desviam-se, inevitavelmente, ora para a zona do incêndio ora para as pessoas descontroladas.

Até que finalmente... Fogo extinto! Mas a autorização para regressar-mos aos nossos lares ainda demorou.

Durante estes entre tantos os meios de comunicação chegaram. Eu toca de me pisgar. Já não havia perigo e o meu estômago estava a precisar de atenção.

Não sei se o prédio que ainda chegou a arder ficou habitável. A oficina já era. Restam algumas paredes queimadas com uma cor nova e feia, destroços soltos numa piscina de espuma e um cheiro no ar insuportável que vai perdurar durante algum tempo.

1 amoras:

Anónimo disse...

acho que escolheste mal o k keres seguir.. com tanta emoção que consegues transmitir nas tuas palavras acho k devias ir para escritora xD
e ainda bem k tudo acabou bem beijoca